Boletins

Parcelamento Excepcional dos Municípios (PEM) é regulamentado pela Receita Federal

Publicado em 18/03/2022 14h47 Atualizado em 24/03/2022 10h32

O parcelamento de débitos previdenciários poderá ser realizado de abril a junho deste ano.

O PEM - Parcelamento Excepcional dos Municípios, cuja regulamentação foi publicada hoje, possibilita que as dívidas de contribuições previdenciárias dos municípios com o Regime Geral de Previdência Social, que tenham vencido até 31 de outubro de 2021, sejam renegociadas em condições especiais. A medida tem como objetivo proporcionar melhores condições de enfrentamento frente à crise econômica provocada pela pandemia de COVID-19, permitindo a regularização das contas públicas.

Por meio do PEM, o município poderá liquidar seus débitos em até 240 prestações, com redução de 40% das multas e 80% dos juros, sendo o limite mínimo estabelecido para cada prestação de 500 reais.

A adesão ao PEM deverá ser feita exclusivamente pelo Portal e-CAC, via processo digital, entre os dias 1° de abril e 30 de junho deste ano.

O município deverá indicar os débitos que deseja incluir no parcelamento. Caso possua outros parcelamentos, poderá optar pela continuação nos programas anteriores e adesão ao PEM, ou então migrar os débitos dos outros programas para o Parcelamento Excepcional.

Fonte: Receita Federal

https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/noticias/2022/marco/parcelamento-excepcional-dos-municipios-pem-e-regulamentado-pela-receita-federal